PIC Vila Alice

HISTÓRICO

Criar vínculos de solidariedade e fraternidade é construir espaços que desenvolvam a Cultura da Paz para nós, nossos filhos e para os outros seres humanos que compõe o Sistema Planetário, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

O programa de Integração e Cidadania Vila Alice consiste em dar oportunidade às crianças, jovens e adultos de desenvolver uma relação mais direta entre a cultura e o cidadão, favorecendo a formação de valores sociais e éticos, oferecendo cursos que possam auxiliar no orçamento doméstico e expandindo de forma permanente o acesso à cultura e crescimento profissional, oferecendo condições e oportunidades de crianças e jovens mostrarem suas potencialidades e talentos.

No dia 08/03/2005 foi realizada a inauguração desta Unidade, para implantação do Programa de Integração e Cidadania, onde são oferecidas atividades culturais para crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas públicas, cursos de geração de renda para adultos da comunidade e palestras informativas, integrando com esse projeto toda a família.

Em 2005 tínhamos apenas 19 cursos e cerca de 2000 atendimentos, em seis anos passamos de 30 cursos oferecidos e 10000 atendimentos, o sucesso do programa, a qualidade do ensino oferecido e dos profissionais que aqui trabalham foram fatores decisivos para esse crescimento, além de parcerias como por exemplo o SENAC e voluntários, que sem receber nada prestam serviços em nossa Unidade.

No ano de 2011, o PIC Vila Alice atende um total de 31 cursos além do curso de Manicuro & Pedicuro em parceria com o SENAC, também é oferecidos durante o ano Work Shops e Oficinas.
Os cursos Culturais e Esportivos (Ballet/Jazz, Canto Coral, Dança de Rua, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Indiana, Ginástica Rítmica, Karatê, Karatê Adaptado, Ritmos Dançantes, Teclado e Violão) têm como finalidade articular a contribuição e formação de valores sociais através das diversas atividades desenvolvidas.

Nos cursos voltados a geração de renda (Aprendendo a Costurar, Arte em E.V.A., Arte Francesa, Auto-Maquiagem, Bijuteria, Biscuit, Bordados/Trançado em Fita, Cestaria, Chinelos Decorados, Crochê, Culinária, Modelagem, Pintura em Madeira, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Tapetes Artesanais e Trabalhos em Ráfia) proporcionamos às famílias carentes, conhecer técnicas que favoreçam no crescimento do orçamento doméstico.

Também temos o espaço da Brinquedoteca onde atendemos crianças na faixa etária de 4 a 12 anos e que freqüentam semanalmente com horários agendados, sendo também mais uma opção para as mães que freqüentam os cursos, ter onde deixar seus filhos (as).

No mês de agosto acontece nosso principal projeto, a AMOSTRA CULTURAL, que ocorre desde 2007, em sua primeira edição homenageamos a cultura Árabe, 2008 a cultura Japonesa, 2009 a Africana e por fim em 2010 a Mexicana. Em 2011 a Espanha (sua cultura, seus costumes e seu folclore) é o tema escolhido. O projeto Cultural visa em mostrar para nossa comunidade a influência do país homenageado (em 2011 a Espanha) na cultura brasileira, sendo assim como fonte transmissora de conhecimento, onde a dança também tem seu papel através de ritmos, vestimenta, costumes, enfim integrando as duas formas de arte (dança e artesanato) conseguindo interagir com a comunidade. Portanto o projeto visa no enriquecimento cultural e na qualificação do aprendizado.

Vale lembrar que cidadania é um caminho de ida e volta, isto é, concede direitos e exige deveres ao mesmo tempo. Em outras palavras, a pessoa que teve suas necessidades atendidas fica comprometida com a comunidade e, em especial, com os outros que não tiveram as mesmas chances, pois não há justiça social verdadeira se ela não se estender a todos.

“No Brasil de hoje, em nosso dia-a-dia, surgem várias situações difíceis que têm a ver com a ética. Muitas delas envolvem a questão da cidadania, isto é, a participação ativa na vida em comunidade. Vivemos ainda num país em democratização, mas amanhã viveremos em um país mais justo, mais digno, mais cidadão – se as pessoas forem ensinadas a viver assim”.

Equipe PIC Vila Alice.